Instituição sem fins lucrativos, fundada em 1983, registrada em cartório e primeiro grupo de capoeira Angola de BH, que tem como finalidade a promoção e a valorização da capoeira angola como bem cultural.
Coordenado por Mestre Primo e organizado por jovens negros e pardos, moradores da comunidade do bairro Saudade/BH, o grupo é hoje um Ponto de Cultura e oferece em sua sede oficinas gratuitas de capoeira para crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas do bairro.
As atividades socioculturais voltadas para a capoeira Angola tem como objetivo fortalecer a relação da ONG com a comunidade, expandir o conhecimento dos jovens e crianças sobre a capoeira, contribuir para o combate a qualquer tipo de preconceito, diminuir o racismo e melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Na sede do Iúna, inaugurada em 2001, oferece além da capoeira, curso de flauta, reforço escolar (matemática, português e redação) para crianças e adolescentes, encontros com jovens e familiares para estudo da ética e politica e curso de inglês para crianças e adultos.